Pesquisar este blog

sábado, 22 de março de 2008

Semana Santa em Berlin


Oi gente! Estou aqui em Berlin em pleno feriado - o que nao e uma coisa boa, porque muita coisa fecha por aqui... Cheguei na sexta feira da paixao, com quase tudo fechado, mas pelo menos consegui ter uma ideia geral da cidade com uma volta pelos onibus 100 e 200 (que sao onibus comuns que fazem um roteiro por varios pontos turisticos). Ainda consegui assistir a um concerto na Berliner Dom no final da tarde. Hoje a historia foi outra: turistei loucamente! Comecei o dia no Reichstag (que eh o parlamento), mas descobri que aquilo e o ponto mais concorrido da cidade e desisti da fila que duraria 2 horas (tinha plaquinha e tudo avisando o tempo da fila, na chuva, viu?). Segui para o outro ponto basico: Brandenburger Tor e dali para o memorial das vitimas do holocausto, para a potsdamer platz e para a Gemaldegalerie. Eu nao estava preparada para o tamanho do museu e nem para a quantidade de pinturas importantes que estao ali!!! Novamente Rembrandts, Vermeers (acho que ja vi quase toda a obra dele, hehehehe), Rubens, Bruegel, Borch e um famosissimo Caravaggio - amor triunfante - alem de muitas outras obras tambem importantissimas. Almocei no museu mesmo uma tradicional currywurst com salada de batatas e parti para um turismo historico. Fui ao museu a ceu aberto "topografia do terror", no local onde havia o predio da Gestapo. Muito interessante. Muitas fotos impressionantes da epoca do nazismo (eh incrivel como isso realmente aconteceu!!! Eu fico vendo as fotos dos nazistas no julgamento depois da guerra e eles parecem pessoas normais! Pais, avos, incrivel... E tambem eh incivel como muita coisa foi registrada em foto: enforcamentos de civis nas ruas, fuzilamentos aos montes, humilhacoes publicas, horror, horror!!!) Ah, no lugar tambem tem um pedacao original do muro de Berlin... Dali fui pro Checkpoint Charlie, ver o museu sobre o muro de Berlin (bacana tambem, tem muitas curiosidades sobre as varias fugas da Berlin Oriental). Ufa, ufa! Cansei. Agora e so banho e happy hour! Beijos e FELIZ PASCOA!!!!

3 comentários:

luciana disse...

Feliz Páscoa Aninha!!!!!
Que vontade de visitar esse museu maravilhoso...
Aninha se vc animar a visitar o Schloss Charlotenburg tem um quadro muito importante de Watteau (tem outra versao dele no Louvre), Embarque para a Ilha de Citera.
Sei pq ontem fui no cafe com letras e folheei um livro sobre isso. Muito bonito esse quadro, acho que comprei um postal dele em Paris.
Aí também se usa ovo de chocolate?
Bjus
Lu

Quem sou eu disse...

To com muita saudade!!! Tenho um amigo em Berlim, quer o contato? Ele inclusive foi bailarino do Corpo. Se chama Ricardo de Paula e ta entre os meus amigos do orkut, e so procurar. Ele deve ter algumas dicas de programas culturais e de lugares legais e baratos para se divertir. E so falar que vc e amiga da Tica do Camaleao. Agora c vai pra onde?
Bjs.

Kika disse...

Oi Aninha!
O Holocausto é mesmo uma coisa que parece vinda de um filme de terror, não?
Beijos amiga!
Saudades,
Kika