Pesquisar este blog

sexta-feira, 11 de abril de 2008

Cracovia, o comeco do fim...


Alou, alou, alou! Hehehe, titulo dramaaaaaatico!!!! Mas eh verdade, amanha comeca o meu retorno para o velho oeste. Ta dando um aperto... Isso aqui ta passando rapido demais!!! Desacelera! Desaceleeeeeeeera!!! Bom, respondendo as minhas amadas companheiras de viagem: Siiiiim, pensei muito em Ouro Preto (so que plana, ne?) em alguns lugares! Uma igreja atras da outra e varias igrejas barrocas! Kiki, comprei "O guia criativo do viajante independente na Europa" (eh o unico guia brasileiro que fala de albergues e eh voltado para mochileiros), mas tambem consultei o "Let's Go Europe".
Vamos a Cracovia! Uma maravilha! Amei a cidade! tanta coisa pra ver e pra fazer, meu dia a menos realmente me deixou num aperto! Toda hora eu tinha que fazer alguma escolha (comer ou ir ao museu? Entrar em uma igreja ou ver a vista no rio? Mina de sal ou bairro judeu?) Foi duro! Faltou tempo mesmo... De todo jeito, fiz o melhor que pude e conheci o centro, o castelo e a catedral, a mina de sal, o museu onde esta um quadro de Da Vinci e Auschwitz (este pedaco merecera um post separado, porque o tema eh muito pesado pra ficar aqui). Hoje fez uma tarde esplendorosa, calor tropical e sol brilhando num ceu azul. Isso parece ter deixado a praca num alto astral que voces nao imaginam! Os cafes cheios de gente tomando chopps e sorvetes, criancas brincando, moradores com seus cachorros, o mercado de flores e as barracas de souvenieres cheias de gente, muito, muito legal! O castelo Wawel, que eu fui ontem eh uma atracao imperdivel (a colecao de espolios de guerra dos seculos XVI, XVII especialmente dos turcos eh fantastica! E a decoracao dos state rooms, com as paredes recobertas de desenhos em couro eh incrivel! Tambem foi uma surpresa ver a colecao de pinturas italianas nesse castelo, com obras de Boticelli, Vasari, Tintoreto, Veronese... E um incrivel quadro de Bosh!) A catedral tambem eh muito bonita e interessante, e a subida ao campanario proporciona uma vista e tanto! Ah... nunca vi tanto padre por metro quadrado! Inclusive hospedados em hostels, andando de mochilinhas, sueteres por cima das batinas, que nem turistas normais, hehehehe. Ai, ta ficando grande e meu tempo de internet ta acabando!!! Ai, tem coisa demais pra falar daqui! Isso porque Cracovia tem 3 "atrativos" que sozinhos ja valeriam a visita. O primeiro eh a cidade em si e suas ruas, monumentos, museus. A segunda eh a historia, principalmente ligada ao holocausto (o campo, o bairro judeu, Schindler) e a terceira eh a atracao religiosa (tem muita gente percorrendo lugres por onde o Papa Joao Paulo Segundo passou). Enfim, muita, muita coisa! Vou ter que parar agora! Depois eu complemento, ta? beijos, beijos, beijos!
Ah, a comida aqui eh otima, muuuuuuito farta e barata! No primeiro dia comi uns dumplings tipicos (parecem guiosas) deliciosos, com recheios de batata com queijo, repolho (esse eh muito bom) e carne com cogumelhos. No dia seguinte, fui comer uma "saladinha" pra nao demorar muito (escolhi o prato pequeno com 4 variedades), mas o tal pratinho era uma montanha e acabei comendo quase 1 kg de batatas! A salada de batatas eh deliciosa - as outras saladas eram otimas tambem, comi umas plantas nunca antes vistas, hehehehehe No segundo dia, comi uma carne tipica com molho de cebolas, cogumelos, tomates e pure de batatas (nem preciso dizer que dava pra alimentar uma familia! E como eh barato! Nunca gastei mais do que 4 euros pra comer, com bebida incluida!) Agora eh fim mesmo, beijos, beijos
O hostel eh muito bom, meio velhinho, mas tenho lavanderia de graca! Uh-hu!

2 comentários:

Rachel disse...

Uhhu, ahhhaaa! Fui a primeira chegar. Querida, quando você volta? Aqui, qual é a comida típica daí? Para um gorda e gulosa como eu, não consigo imaginar turismo sem gastronomia. Beijos, Rachel

Aninha disse...

Oi Rachel! A comida tipica aqui eh muita carne e muita batata, mas tudo com uns temperos diferentes. Alem disso, tem os dumplings ou em polones: pierogis. Essa comida comecou a aparecer em Berlin,continuou em Praga e Viena, mas os que eu comi antes eram horriveis paezoes sem gosto, secos, que acompanhavam o goulash. Aqui os dumplings sao deliciosos pasteizinhos cozidos no vapor, com variados recheios. Ai, tudo o que eu vejo no cardapio parece delicioso!