Pesquisar este blog

quarta-feira, 9 de abril de 2008

Polonia!


Oi, oi, oi! Cheguei a Cracovia, depois de oito horas de onibus! Deveriam ter sido apenas seis, mas ficamos parados na fronteira da Eslovaquia com Polonia sabe-se la Deus por que (acho que algum problema com a policia rodoviaria)!!! Naquele pedaco de nada, eh claro que nao tinha um cafe, uma lojinha ou um banheiro, por isso, depois de horas bebendo suquinhos no onibus, a primeira coisa que eu vi da Polonia foi um matinho! Bom, a viagem foi boa, mas apenas pelo fato de que eramos soh duas passageiras e dois motoristas em um microonibus (quase uma van) e, como estava vazio, fui deitadona nas quatro poltronas do fundo, hehehehe Do mais, belas paisagens de montanhas com o topo branquinho, fazendeiros arando o terreno com seus cavalos (a moda antiga mesmo!), riachos, uma beleza! A chegada ao hostel foi meio sofrida porque aqui esta fazendo calor!!!! E eu, no bonde LOTAAAADO (fui literalmente espremida no vidro), de roupa de neve, carregando mochila mais mala de mao, imaginem! Check in e rua! Bati perna para o centro e ja deu pra ter uma ideia... O centrinho eh bem animado, cheio de cafes na praca e bonitos predios (nao tao bonito como em Praga ou Budapeste) mas, pra variar: eu e minhas primeiras impressoes!!! Agora, o que impressionou mesmo foi a Basilica de Santa Maria. La dentro esta um famosissimo altar de mais de 500 anos, enorme, cheio de estatuas, relevos e detalhes. E o que chamou a minha atencao foi como essa igreja eh... tumultuada! O teto eh todo azul com estrelas douradas, os vidros coloridos, as paredes cobertas de afrescos em tons de rosa e terracota, cheia de estatuas, cheeeeeeeeia de altares, muuuuuito dourado, pulpitos rebuscadissimos, varias capelas, todas cheias de detalhes, estatuas, relicarios e pinturas. E o coro tambem eh coberto de relevos. Eh muito diferente das outras que eu tenho visto, que foram danificadas, pilhadas em guerras e acabaram mais vazias. Foi um susto, hehehe Mas eh muito bonita, viu? Caso voces estejam pensando o contrario! Bom, vou continuar meu passeio (parei nesse cyber pra ligar pra casa) e depois conto mais novidades. Ah, nada de fotos, nao acho um lugar em que possa conectar minha maquina! Quando der eu ponho viu Helenice? E Rachel, parabeeeeeeeeeeeeens!!!!!! Beijos, beijos

7 comentários:

Rachel disse...

Querida, que delícia ser lembrada por alguém na Polônia! E que chique também. Fiquei feliz da vida, me achando. Obrigada pelo carinho. Fofo mesmo. Ah! Adorei o matinho. Teve registro fotográfico? rsss Beijos Aninha! Rachel

Hellen disse...

Eu queria fazer aniversário enquanto você estivesse aí só pra você postar um Parabéns pra mim!!!!!
É muito bom ter amigas como vocês duas, que mesmo longe estão tão pertinho do meu coração.

beijo!

luciana disse...

Coitada. Dor e sofrimento, hein? No bonde eu digo. A igreja deve ser barroca; Ouvi dizer que cracovia e barroca, tipo uma ouro preto mesmo imensa, alguma semelhanca????

Kika disse...

Anita,

Saudades dos Posts. Essa semana fiquei uns dias sem vir "te ver". Foi aniversário da Rachel? Hellen, como vc não me avisa??!!!??
Beijos!
Kika

Unknown disse...

Amuga!!!!
A Alemanha, leste europeu tem um fortíssima influência barroca e em alguns caso um barroco bem particular como o Brasil. A Lu tá certa sim!
Como tá a temperatura?Porque vc estava com roupa de neve amuguita?
O matinho dai é matinho polonês!!!hehehehehehehe
Aqui começa a pensar numa apresentação de fotos quando chegar. Vamos fazer uma sessão com pipoca num telão!!
bjuss e saudades!

Kika disse...

Anita,
Queria sua ajuda de pessoa super viajada. Uma amiga minha está indo pra Europa, estudar ingles e depois mochilar. Que guia vc comprou para levar? O da Folha?
Tks, Kika

Luiza Meyer disse...

Oi Ana,
Dei uma sumida, menina eu to trabalhando horrores esses dias, tô dormindo e acordando pensando nos passageiros, aí vem você com essa viagem hehehe que inveeeeja.
Com certeza tem que haver sessão de fotos com pipoca e tenho muito o que aprender para aconselhar aos meus passageiros, que aventura de vida, Jesus Maria José!