Pesquisar este blog

sábado, 6 de fevereiro de 2010

De mesa e de copo


Assunto comum entre mochileiros é a comida típica dos lugares onde moram e que visitam. Do Brasil todo mundo acaba ouvindo falar da feijoada, mas quando o país é a Australia ninguém sabe ao certo o que pode ser considerado o prato típico. A essa altura do campeonato, já posso dar a minha opinião sobre o que se come e o que se bebe por essas bandas. Aqui não existe um prato nacional, mas existe um creme para passar em torrada chamado Vegemite, que é orgulho pátrio e tipicamente Aussie. O Vegemite é uma pasta preta, salgada, feita de yeast (o fungo do fermento) fabricada pela Kraft. É rico em vitamina B, considerado saudável e uma das primeiras comidas sólidas que os bebës australianos comem (sanduiche de vegemite, leia-se, pão de forma branco com manteiga e Vegemite). Essa dita pasta, aliás, foi parar na famosa musica "Land down under" do Men at Work. ( "I said do you speak my language? He just smiled and gave me a Vegemite sandwich"). Ano passado, a Kraft inventou um novo Vegemite,misturado com cream cheese e teve um concurso nacional pra dar nome ao novo produto. O resultado foi o estúpido nome "iSnack 2.0" (esse, o produto na foto), mas de tão ridículo, acabou sendo rejeitado pelos consumidores e os novos potes passaram a ter o nome de Vegemite Cheesybite. Do mais, na lista das comidas Australianas, seguem os grandes bifes de boi, costeletas de cordeiro ou camarões com casca, feitos na chapa da churrasqueira a gás.
Outro alimento que não falta na refeição Australiana é o abacate. Não é que nem o nosso, verde e grandão, mas sim um pequeno, de casca preta, mais gostoso. Esse tal abacate entra em tudo quanto é sanduiche, salada e sushi. Só não entra em vitamina de leite (a idéia de alguem bater abacate com leite e açúcar no liquidificador e beber faz eles torcerem o nariz em total espanto). Já o lanche mais comum, aquele que se come na pressa, é a torta de carne em massa folhada. Vendida em postos de gasolina, lojas de conveniëncia e lanchonetes, é comida na mão, como se fosse uma empada, com bastante catchup (que aqui não chama catchup, mas "tomato sauce"). Se o lanche não for torta de carne, pode ser um enrolado de linguiça (linguica no meio de uma massa folhada), mas linguiça aqui tambem merece um parentesis. Nada parecido com a nossa, longa, com grandes nacos de carne de porco, temperos e gordura. A linguiça Australiana tem mais ou menos o formato de uma salsicha e é feita de carne de boi, porco, cordeiro ou frango moída. A nossa é melhor... Pois bem, a tal linguiça aqui é cozida, surpresa, surpresa, na chapa da churrasqueira a gás e comida dentro de um pão de forma branco com molho barbecue ou catchup. De sobremesa, pode-se dizer que o Lamignton (pao de ló recheado com geléia, cortado em pequenos retangulos e passado na cobertura de chocolate e depois no cöco ralado) é cria da terra. Tem também a pavlova (suspiro coberto com creme batido e frutas), a torta de limão (qualquer loja de doces vende)e os variados "slices" (lireralmente pedaços). Esses slices são doces feitos numa base de biscoito e cobertos com caramelo, chocolate ou frutas. Feitos num tabuleiro, sao cortados e vendidos em retängulos. Comuníssimo, ainda, vindo da Inglaterra, é um tal de "custard": um creme ralo de baunilha que pode rechear doces ou servir de acompanhamento. Recentemente, um jornal daqui fez uma enquete para que os australianos votassem na comida que melhor representaria o país. Entre os concorrentes estavam a torta de carne, o sanduiche de linguica, o lamignton, a pavlova, fish and chips (importado da inglaterra) salt and peper calamari (lula no sal e pimenta do reino), churrasco e assado de cordeiro. Venceu o assado.
Outra mania nacional é o café. Sim! O café! Coffee shops aqui sao uma instutuição, espalhadas por todo canto e o que se consome de café aqui não é brincadeira! Mas nada a ver com o nosso café de garrafa térmica. Aqui o negócio é o espresso, servido com precisao! O grao é moido na hora (porque, conforme eu descobri aqui, uma hora depois de moído, já começa a perder as qualidades, estragar, ficar rançoso. O leite tem que ser aquecido até 60 e poucos graus (mais do que isso, causa degeneração das moléculas e queima). O café tem que ser espremido na hora que toca a máquina, senão queima também... Enfim, uma arte! Eu nunca mais consegui tomar cafe de outro jeito, rsrsrsrs
Uuuuuuuuuuuuuufa! Falei demais!!!! Mas voces sabem que o assunto me apetecem né? Beeeeeeeeeeeeeeeeijos!

Em tempo: li o post para o Phil e ele me disse que eu tenho que mencionar um tal de Chiko Roll (sigam o link http://www.google.com.au/imgres?imgurl=http://4.bp.blogspot.com/_298gUlJfDpY/SuVRxEl883I/AAAAAAAAADM/5l0RwUlkF1U/s320/chiko%2Broll.gif&imgrefurl=http://bobisdysautonomia.blogspot.com/2009/07/chiko-roll-new-super-food.html&h=250&w=138&sz=15&tbnid=jxWfSLi7xolvbM:&tbnh=111&tbnw=61&prev=/images%3Fq%3Dchiko%2Broll&hl=en&usg=__Wwt4QAggNFJ8ODXFmzCbhckWnsg=&ei=qzRtS-nDJIuTkAW-hZXUBw&sa=X&oi=image_result&resnum=3&ct=image&ved=0CAsQ9QEwAg). Eu ainda nao tive o prazer de conhecer essa iguaria, mas o Phil vai me levar amanha a um posto de gasolina para prova-la. Diz ele que "it will be amazing!"

Ah, faltou falar de vinho, que aqui é muito bom, mas fica para outro post!

5 comentários:

luciana disse...

Ana adorei este post!!! Eu super me interesso por comidas dos paises, ne. Alias esqueci meu vegemite em casa e estou sentindo falta.
Depois conta do chiko coisa aí. bjocas!

Luiza Meyer disse...

ÊBA, eu provei um Vegemite, mas faz tanto tempo que nem me lembro o gosto direito, mas acho que não gostei não... O que senti falta nesse post foram mais informações pessoais... E aí, conta pra gente, dessa comilança toda qual você curte mais?

Se responder "o vinho", escreve outro post logo!!!!

Aninha disse...

Little Lois, eu gosto mais de fish and chips, de salt and peper calamari e de um bom assado ou churrasco de cordeiro. Camarao é sempre bom, mas a tal da casca me desanima (mela os dedos, faz bagunça e eu sou uma lady, né? hahahaha). De doce, gosto da torta de limao. Aaaaaaaamo o café e amo os vinhos, todos eles, branco, tinto, rosa, espumante...

Rachel disse...

Aninha, eu sempre quis entender essa parte da música do Men at Work! Thank you! O abacate não seria o avocado? Essa descoberta da gastronomia local é uma delícia, né? Para mim, é a melhor parte de conhecer um lugar novo. Beijos!

Aninha disse...

Sim, sim, o abacate é o avocado! Ai, e eu que nunca soube (até conhecer o Phil) que eles diziam: Do you come from the Land Down Under... e eu achava que o sotaque era arabe ou jamaicano, hahahaha
Beijos!