Pesquisar este blog

domingo, 25 de abril de 2010

Anzac Day 2010


Segundo Anzac Day na Austrália, mas o primeiro em Sydney e eu resolvo conferir a Parada. Essa coisa de parada nunca foi a minha... nunca gostei de assistir às paradas do Sete de Setembro (me dá a mesma melancolia que eu sinto quando vejo um Circo), nunca achei graça em desfiles em geral, mas eu continuo firme no propósito de aprender o máximo sobre a cultura desse país que virou a minha casa. E Anzac Day aqui é coisa séria. Além de Paradas em tudo quanto é lugar, centenas de Australianos se deslocam todo ano para Gallipoli, na Turquia, para honrar e lembrar os soldados que lutaram e morreram naquelas praias na Primeira Guerra Mundial. A cobertura jornalística dura uma semana, com histórias reais, entrevistas e documentários. Bandeiras da Australia e da Nova Zelândia adornam as ruas e Anzac biscuits (vejam o post do ano passado!) estão em todas as vitrines. No dia 25 ramos de alecrim são alfinetados nas lapelas e missas e cultos são celebrados na madrugada. O tema da Parada - honra aos Anzacs (Lest we forget - não nos esqueçamos)- me emociona e entristece. Sinto um enorme empatia pelos velhinhos fardados e suas medalhas sustentadas no peito com orgulho e pelos familiares e descendentes de soldados que sofreram traumas e perdas nas inúmeras guerras que tiveram a participação australiana, mas me choco um pouco ver slogans como "swift to destroy" (rápido para destruir) em bandeiras que anunciavam os batalhões. Nessa era do politicamente correto, em que usar o nome errado para se referir a qualquer grupo minoritário dá até cadeia, pode bater palma para algo que significou a matança de gente boa de um lado e de outro? Mas não estamos ali pra isso (pelo menos eu quero acreditar que não), estamos ali para celebrar as PESSOAS e não a guerra, então eu me junto aos Australianos e Neozelandeses e sorrio para os veteranos e aplaudo as bandas uniformizadas com tambores e gaitas de fole que dão um ritmo forte e alegre à marcha dos soldados.
A foto da postagem eu tirei do site do Sydney Morning Herald porque eu esqueci de levar a minha câmera. Mais imagens em http://www.smh.com.au/photogallery/national/anzac-day-around-the-world/20100425-tkyb.html

4 comentários:

luciana disse...

Legal seu post, Aninha. nao entendi o porque dos ramos de alecrim.
Mamae esta aqui do lado!

Aninha disse...

Boa pergunta, Lu, é para lembrar os soldados, para manifestar apoio. "On ANZAC Day, the wearing of small sprigs of rosemary in the coat lapel, pinned to the breast or held in place by medals is thus synonymous with remembrance and commemoration."

Luiza Meyer disse...

Que bonito, Ana...
Fiquei emocionada com suas palavras!
E estou aprendendo muito com suas andanças, para variar!

Hellen disse...

Adorei, Aninha! Eu estaria fazendo a mesma coisa, participando de tudo, tentando entender, e claro, me enfiando em qualquer lugar que tenha junk food à mão.
beijos!