Pesquisar este blog

sábado, 10 de abril de 2010

França!

E o blog voltou a viajar!!! De volta a Europa, de volta a Paris e pela primeira vez na Provance e em Courchevel! Nossa, nem sei por onde começar! Em Paris, uma viagem diferente, mais relaxada, sem muito compromisso, a não ser comer e beber bem todas as noites! E vivas para o Grand Hotel Saint Michel (na frente da Sorbonne) e para o nosso quarto no quinto andar com varanda e vista para os telhados de Paris! Pois de dia o programa era o que há de melhor, andar pela cidade mais linda do mundo! Como sempre, meu ponto de partida é a Notre Dame, coração da cidade! Entro na Catedral mais uma vez maravilhada e sem acreditar na minha sorte de estar de volta. Agradeço e peço pra voltar! Dali, passeio pela ilha, depois pelo Marais, passando pela Rua Montorgueil
(só pra ver a vitrine da Storher desta vez)
e terminando nos aredores da Opera. A noite, jantar no ótimo Le Comptoir, em Le Halles. No dia seguinte, Louvre, mais passeios e jantar no Quartier Latin. Terceiro dia, chuva e frio na fila da Torre Eiffel, mas quem liga pra isso? Aliás, no alto da Torre, o que a gente viu foram flocos de neve!!! rsrsrsr Mas tudo bem, na hora de ir embora o sol já foi saindo, em tempo de fazermos um passeio em Montmartre com céu azul anil! Jantar de novo no Quartier Latin (nada como ter mil restaurantes bons a poucos quarteirões do hotel!). Sexta-feira tomamos o TGV para Avignon. Amo trem! Meio de transporte preciso, rápido, conveniente e agradável! Chegamos ainda cedo, em tempo de ver o Palais du Pape com calma e de fazer hora no boteco da praça, tomando vinho e cerveja. A noitinha, jantar no Le Grand Cafe (linda decoração e comida excelente!). Dia seguinte, toca pra Carcassone e lá o nosso ritmo segue devagar, passeando pela cidade e fazendo hora nos bares de rua pra ver o povo passar. A noite... adivinha... jantar delicioso, claro, com muito vinho e váaaaarios pratos, rsrsrsrs No dia seguinte, é hora de irmos para a Mas La Chauvette, meu pouso preferido na Provance (huahuahua, sou très chic!).
Ah... era exatamente o que eu queria para a minha lua de mel, um lugar lindo e sossegado para ser o nosso porto seguro! Além da recepção super calorosa da proprietária, a Anne, e de um quarto aconchegante e lindamente decorado, o melhor café da manhã de todos os tempos! Pão fresquinho, bolinho feito em casa, queijos locais, frutas silvestres, iogurte, geléias com ingredientes regionais, croissants e suco de cereja, gente!!! - tudo com o toque pessoal da anfitriã. Ahhh, não dava vontade de sair daquela casa, mas os super roteiros da Anne (e o santo GPS) nos levaram a lugares especiais! No primeiro dia, só descanso e jantar no restaurante do Udo, um jornalista alemão que resolveu se instalar como chef na Provance. Interessante o menu degustação, mas exagerado... Tentando ser inovador demais, ele acaba errando no sabor de alguns pratos, mas, pra variar, uma noite deliciosa! Já no segundo dia, saímos para conhecer as cidadezinhas locais, começando por St-Didier, Venasque, Abbaye de Senanque, Gordes, Roussillon, Bonnieux (Musée de La Truffe), Ménerbes, Lacoste, Coustellet (Musee de La Lavande) e L`Isle-sur-la-Sorgue. Cada lugar mais lindo que o outro. Incrível como lugarejos distantes não mais que 5, 10 kms um do outro, conseguem ser tão distintos e ter uma personalidade tão própria! E as casas, as estradas, os vinhedos e plantações, tudo tão bonito de ver! A noite fomos ao Chez Serge, em Carpentras (menu com truffas, muito, muito bom!). Dia seguinte, chuva pela manhã (que peninha... vamos ter que ficar curtindo a pousada, ai, ai...) Mas tudo bem, de tarde o tempo firmou e saímos para o roteiro dos vinhedos, começando por Carpentras, Crillon-Le-Brave, Le Barroux, La-Roque-Alric, Lafare, Beaumes-de-Venise (degustaçao de vinhos na La Cave des Vignerons), Gigondas, Séguret, Châteneuf-du-Pape (degustaçao na La Maison Brotte). Ah.... não sei qual roteiro foi melhor, ah, tudo foi bom!!! Cada dia uma surpresa, cada dia uma experiência melhor que a outra. Dia de ir embora eu quase choro porque EU QUERO MORAR ALI!!!
Mas tudo bem, o que nos consola é que ainda temos esqui pela frente, em Courchevel!
Depois de uma viagem fácil e rápida, fazemos check in no Hotel Le Seizena e, aqui, a primeira surpresa agradável: um quarto com vista para a montanha e uma equipe incrivelmente prestativa e atenciosa! Pra variar um pouquinho da nossa rotina de jantares e vinho, saímos para tomar uma cerveja, duas, três... e acabamos chapando o melão e, famintos, devoramos um spaghetti a carbonara num boteco de massas de fim de noite! No dia seguinte meu estômago sofreu, mas a noite foi tão divertida que valeu demais! Agora é o esqui! Na hora de alugar os equipamentos, descobrimos que em Courchevel não se alugam roupas, então acabamos comprando calças pra mim (acho bom eu aprender a esquiar agora!!!!). Pois então, fui tomar aulas enquanto o Phil se esbaldava nas pistas (e ribanceiras "off piste") de Courchevel. Nada de impressionante no meu aprendizado de primeiro dia mas, pelo menos, comecei a melhorar as minhas curvas... Já no segundo dia, revelação total! Tive um instrutor simplesmente fantástico (Francis, da Ecole du Ski Français) que fez milagre comigo! Me ajudou a melhorar muito as minhas falhas e a ganhar confiança. Com ele, perdi um pouco do medo de altura e de velocidade e acabamos descendo várias pistas azuis! Terminei o dia me sentindo a Mulher Maravilha! Nesse dia, o Phil foi explorar os 3 Vales, esquiando o dia todo freneticamente de Courchevel a Meribel e a Val Thorens e tudo de volta! Gente, vocês não fazem idéia do tamanho desse complexo onde estão as 3 estações de esqui!!!! Último dia eu e o Phil esquiamos juntos (coitado, tédio total pra ele!). Na primeira descida fiquei meio em pânico e já estava quase pendurando os esquis quando o Phil me convenceu a tentar mais uma vez. Segunda descida fui bem melhor e na terceira, sucesso total, mais controle, mais confiança e nenhum tombo! Dia seguinte, hora de partir, schuinf... Passamos a noite em Lyon e por fim dirigimos até Paris. Ai, ai, tudo que é bom dura pouco... Mas, se Notre Dame ouvir meus pedidos, logo, logo, estou lá de volta!!!! Beeeeeeeeeeeeeeeijos!

4 comentários:

Luiza Meyer disse...

ÔBA, tô que inauguro as páginas de comentários rs rs... Acho que somos plugadas demais! Menina, que delícia de Lua de Mel! Vocês são mesmo dois privilegiados! Paz, amor, licor e França! Dá-lhe!!!!!!!

Hellen disse...

Ufa! Consegui ler todos os posts e me inteirar de tudo, finalmente! Aninha, que sonho tudo, a viagem, a festa...essa sensação é boa demais, a gente se destaca dos seres humanos comuns e temos a sensação de estar mais feliz que qualquer ser humano da terra! E claro, chorei na hora que vi sua cara de choro vendo o video.
beijos!

Rachel disse...

Aninha, quero comer tudo que você comeu! Fiquei com água na boca imaginando. Ah, eu acho que você daria uma super jornalista. Seus textos são divinamente bem escritos. Beijos! E não abandone o blog.

Aninha disse...

Eu escrevi para a escola de esqui para elogiar o instrutor e olha aí a resposta dele!
Bonjour Piret (je ne sais pas si on l'ecrit comme cela)

Toutes mes excuses pour le retard dans la réponse. Je n'avais pas internet à Courchevel.
Je suis actuellement chez moi.
Merci beaucoup pour le gentil message de remerciement pour le cours de ski.
Les secrétaires l'ont affiché pour que tout le monde puisse le lire.
Je trouve que tu skie très bien, je pense que tu es dans ton élément, je t'ai juste aidé a oser aller dans des pistes plus difficiles et de prendre de la vitesse. Bravo encore et à une prochaine fois.

Merci encore
Francis Monod Moniteur de ski à Courchevel