Pesquisar este blog

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Take away!


Na onda do assunto "comidas", me lembrei de um detalhe da cultura australiana que ainda não apareceu aqui no blog: Take away!
No Brasil, quando não cozinhamos, a gente vai ao restaurante ou pede um "delivery", certo? Pois aqui, mais comum que delivery é você buscar a sua comida no restaurante. Eu sei que isso existe no Brasil, mas aqui é a regra. E é take away tudo! Começa de manhã, com o famoso café (capuccinos, flat whites e lattes). Todo mundo de copo de papel fumegando na mão. Milhares e milhares de cafés take away vendidos todos os dias só em Balmain. Esse sistema (muito comum também nos EUA e que deve ter vindo de lá, como todo fast food) ainda não pegou no Brasil. Somos um povo da xicrinha, do cafezinho preto, da garrafa térmica! Na minha última visita a BH notei uma certa popularidade de um lugar chamado California Coffee, que vende café pra viagem nos mesmos copos de papel daqui, mas que porcaria!!!! Não parece, nem de longe, com o gostoso café daqui e duvido que vá pegar... Ainda bem! Num mundo onde tudo vai se massificando, viva a força da cultura do cafezinho brasileiro!
Pois então, além do café take away, vai sempre um croissant, um pote de iogurte, uma torrada com geléia, um bolo de banana embrulhado no saquinho marrom.
Costuma ser uns centavos mais barato comprar take away do que consumir no local. Isso porque custa mais ser servido por um funcionário, sem contar que muitos lugares tem pouquíssimo espaço pra mesas.
Na hora do almoço, então, é sushi e comida chinesa na vasilhinha de plástico, sanduíche no saquinho de papel, sopa no potinho de isopor e lá vão os australianos de volta às mesas de trabalho ou aos bancos de praça comer os seus almoços! Na hora do jantar, quando bate a preguiça de cozinhar, vai a pergunta: Let's have take away? E toca pro restaurante thai da esquina buscar a vasilhinha.
Beeeeeeeeeeijos

Um comentário:

luciana disse...

hehehe esse esquema eh bem bom pra mim... eu ia adorar!! to take awaying muitas coisas la no rio. eu muitas vezes como, sobra e eu peço pra embrulhar. so cozinho nos fins de semana, as vezes... confesso que sou uma take away person!
ps: sempre gosto muito dos seus posts, principalmente os de comidas e hábiots locais!!!!