Pesquisar este blog

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Enchentes


Alous, alous!
Feliz Natal atrasado e Feliz 2011! Aqui meu terceiro Natal australiano correu muito bem, na fazenda, como sempre, com a novidade do mais recente agregado, nosso sobrinho Jack Murray, nascido em 21/12/10. Do mais, muita comilança e muito descanso, até porque o tempo não deixou a gente fazer outra coisa. Fez frio e choveu muito! Choveu tanto que a estrada até Warwick alagou, assim como o centro da cidade e inúmeras outras cidades no estado de Queensland. Pra nós não teve problema, já que a fazenda fica no alto de uma colina, mas muita gente aqui tá passando aperto até hoje! Pelo que eu vi na tv, a regiao alagada já é maior do que a França e a Alemanha juntas e o prejuízo está sendo estimado em 5 bilhoes de dolares, ai!
Em tempo: a foto é da estrada entre a fazenda e Warwick.
Beijos
Nossa, quanta coisa mudou desde que eu escrevi esse post em 04 de janeiro. Tudo virou uma grande tragédia, aqui e no Brasil. Itaipava, Teresópolis, Nova Friburgo... muito muito tristes as imagens vistas na tv. 500 pessoas morreram e o número ainda vai subir! Aqui, a tragédia foi em Toowoomba e no Lockyer Valley, onde um Tsunami em terra varreu uma pequena comunidade, sem aviso, matando pessoas e animais e arrasando tudo o que estava no seu caminho. E Brisbane ficou debaixo d`água também. O rio transbordou e dezenas de milhares de casas ficaram submersas. Um horror. Mas de tudo isso, uma coisa incrível: a solidariedade das pessoas. Um exército de voluntários está limpando as casas e a cidade agora que as águas baixaram. Milhares de pessoas de galocha fazendo fila com pás, mangueiras, vassouras. E que tarefa hercúlea! A lama deixada pra trás é horrenda e tóxica. O lixo produzido (carros, moveis, eletrodomésticos e tudo o que estava dentro das casas) é absurdamente gigantesco! Mas ninguém se desespera, todos partem pra ação, entre lágrimas e risos, já que o único caminho é lutar para se colocar de pé. Outra boa noticia são os milhões de dólares doados para o fundo da tragédia. No Brasil, eu ainda não sei, mas tenho certeza que a solidariedade será a mesma. Espero que a eficiência e a honestidade no manejo das doações acompanhe o ritmo australiano.
Beijos

2 comentários:

luciana disse...

Oi Ana, há um tempão eu não vinha aqui e agora li tres posts d euma vez!! Que coisa eu não tinha ficado sabendo da churrrasqueira. Incrível. E as aenchentes, é claro que é uma tragédia horrenda. Que bom que na Austrália as coisas funcionam. eu acho o caráter australiano muito admirável, prático e pra frente. Aqui até caminhão de doações já tentaram roubar. os caras foram pra cadeia, não sei se já foram soltos, olha que idéia, resolveram dar no pé com os mantimentos. Mas o caminhao era rastreado, bem feito.

luciana disse...

Aaaah e é claro, que linda a Naomi com sua capinha de chuva cor de rosa!!!!!!!!!!!!!!!